Ativação Dos Ácidos Graxos
A ativação dos ácidos graxos consiste na entrada destes na mitocôndria, na forma de ACIL-CoA.
O processo depende:
Da ligação do ácido graxo com a Coenzima A, formando o Acil-CoA no citosol. A reação é catalizada pela enzima Acil-CoA Sintetase, localizada na membrana mitocondrial externa:
CH3-(CH2)n-COOH + ATP + CoA-SH Þ CH3-(CH2)n-CO-S-CoA + AMP + PPi
Do transporte do radical acila através da MMI, do citosol para a matriz, mediado pelo carreador específico Carnitina. A transferência do radical acila da CoA para a carnitina é catalizada pela enzima Carnitina-Acil-Transferase I:
Acil-S-CoA + Carnitina Þ Acil-Carnitina + CoA-SH
Do lado da matriz mitocondrial, a carnitina doa novamente o radical acila para a CoA, regenerando o Acil-CoA no interior da mitocôndria. A reação é catalizada pela Carnitina-Acil-Transferase II, localizada na face interna da MMI, e é exatamente o inverso da descrita acima..
b - Oxidação do Ácido Graxo:
Consiste na quebra por oxidação do ácido graxo sempre em seu carbono b , convertendo-o na nova carbonila de um ácido graxo agora 2 carbonos mais curto.
O processo é repetitivo, e libera à cada quebra:
1 NADH+H+
1 FADH2
1 Acetil CoASão 4 as enzimas envolvidas em cada etapa de oxidação da via. Exemplo:
CH3-CH2-CH2-CH2-CH2-CH2-CH2-CH2-CH2-CO-S-CoA + CoA-SH ß CH3-CH2-CH2-CH2-CH2-CH2-CH2-CO-S-CoA + Acetil-CoA ß CH3-CH2-CH2-CH2-CH2-CO-S-CoA + Acetil-CoA ß CH3-CH2-CH2-CO-S-CoA + Acetil-CoA ß Acetil-CoA + Acetil-CoA
sexta-feira, 14 de setembro de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
8 comentários:
ácidos graxos?!?!?!l-Carnitina?!?!?!Acetil-COA?!?!?! energia produzida?!?!?! síntese a partir de aminoácidos?!?!? que tal aparecer algumas vias?!?!?!? conversar com outros grupos??? a ACETIL-COA está relacionada com a produção de energia a partir de Glicose??? e com o Lactato??? seria legal trocar uma idéia com o pessoal dos outros grupos!!!
Bem o Acetil COA está diretamente ligado a produção de energia, então pode com certeza colocar isso aí.
Outra, o Lactato é transformado em energia quando na respiração anaeróbica. Ex.: quando corremos, não utilizamos a respiração aeróbica,pois não estamos acostumados a corrida, então o lactato é transformado em energia, tanto que qdo paramos ficamos ofegantes. Nos Atletas ele utilizam a respiração aeróbica pois estão acostumados com ritmo.
Estou certa, errada ou meio certa?
falta alguma coisa a compltar?
E aí...fiquei sabendo que Acetil CoA faz parte de um neurotransmissor??? é verdade?
com relação à resposta....colquem ela de maniera mais completa no blog, e não nos comentários...hehehe
Oi pessoal, tudo bem?
Sugiro que vcs revejam os conceitos aqui apresentados consultando o livro do Bayardo, por exemplo.
Para orientar este estudo, respondam as questões: (1) Carnitina é carregador específico? Ela é permeável à membrana interna da mitocôndria? (2) Há diferença entre PPi e Pi? (3) Por que a degradação de ácidos graxos é chamada b-oxidação? (4) Os animais produzem ácido graxo trans? Podem armazená-lo? (5) Sempre são produzido 1 NADH, 1 FADH2 e 1 acetil-CoA a cada volta no ciclo de Lynen? (6) O acetil-CoA só está associado a processos degradativos? (7) Obtenção de energia? Que energia? (8) Todas as células conseguem metabolizar o acetil-CoA? (9) Uma célula muscular ou um hepatócito armazenam energia? Como assim? Estas células apresentam as mesmas reservas (não relativo à qtd)? (10) Acetil-CoA integra o metabolismo de todos macronutrientes? (11) Por que a molécula acetil-CoA recebeu este nome? relacionem com a estrutura (12) Há células que sobrevivem sem glicose? (13) Estudem sobre o lactato. Correr 100m é diferente de correr uma maratona. Lactato transformado em energia???
carregador = transportador?
e as referências?
Bem lembrado... a acetilcoa é precursora juntamente com a colina do neurotransmissor acetilcolina, esta reação é catalisada através da colina acetil transferase.A acetilcolina aje no controle dos canais de cálcio e dessa forma na transmissão sináptica. Os neurônios que a sintetizam são chamados de colinérgicos.
Postar um comentário